VAMOS FALAR DE PLÁGIO?

.
.
Já que estou num hiato, onde não posso postar meus últimos trabalhos/desenhos por questões contratuais, vim atualizar meu blog sobre um assunto bem chato e que sempre está em pauta: O PLÁGIO! O plágio (diz-se também plagiarismo ou plagiato) é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. (Fonte: Wikipedia)

Quem trabalha com ilustração, especificamente, corre um sério risco de ver um desenho seu sendo comercializado ou utilizado sem o conhecimento/consentimento! Você pode por exemplo, encontrar um desenho seu em uma camiseta, sendo vendida livremente em algum evento, site, loja, etc. “Achei na internet, não sabia que tinha dono”

Recentemente, a artista e amiga MIKA TAKAHASHI sofreu com esse tipo de pessoa, que descaradamente, usou um desenho feito por ela e viria ao ao Brasil para expor esse desenho roubado! Olha que coisa fofa! Depois de muita conversa e de muita pressão, por parte dos artistas brasileiros e alguns internacionais, a exposição foi cancelada e o picareta foi desmascarado! Para entender o que aconteceu, clique AQUI!

“Ah… mas ele não usou o desenho dela! Usou ele como referência e mudou uma coisinha aqui e ali!” VOCÊ ACHA ISSO CERTO? Uma coisa é você usar um artista como referência, treinar baseado no desenho dele e construir seu próprio estilo! A outra é copiar, mudando uma coisinha aqui ou ali! Não é assim que a banda toca! Vou deixar aqui um link para o vídeo da ALEXANDRA PRESSER, que toca justamente nessa tecla: USAR REFERÊNCIA É ROUBAR?

E chegamos agora, no ponto principal desse post…
Algumas semanas atrás, me deparei com um perfil no Facebook, usando um desenho meu (só que levemente modificado)! As cores, as sombras, o estilo… tudo ali era MEU! Mas não fui eu que fiz! Numa pesquisa rápida, descobri quem tinha feito o desenho e descobri que essa mesma pessoa usou vários outros desenhos meus, para fazer NOVOS DESENHOS! Até aí, nada demais… se essa pessoa não estivesse divulgando isso como se fosse feito por ela! A pessoa fazia caricaturas, usava meu desenho modificado e ainda dizia que “se esforçava para captar a essência” do amigo desenhado! Não havia nada falando sobre mim! Ninguém ali falou que me usou como referência!
Entrei em contato com a pessoa que estava usando meus desenhos e no meio de várias desculpas, ouvi um “Não estou plagiando, estou só usando o mesmo shape!” AGORA MEUS DESENHOS VIRARAM UM APLICATIVO! No fim, o assunto foi resolvido de forma civilizada! Qualquer coisa que venha acontecer agora, já não é mais comigo e sim com um advogado que está acompanhando o caso!

Vou deixar aqui um exemplo de como só usar “o mesmo shape”:
t1Os desenhos em vermelho, são meus… caso ainda exista alguma dúvida!

Enfim… a vida segue!
Usar uma pessoa, um artista como referência é valido!
Usar referências é válido!
Mas existe um limite!

Continuem desenhando e buscando pelo seus próprios estilos!
Tem lugar pra todo mundo! Basta querer e se esforçar!
Abração à todos!
OSS!

4 comentários em “VAMOS FALAR DE PLÁGIO?

  1. Olá! Sim! Eu fiz exclusivamente para o canal de um amigo no Youtube! A maioria dos meus desenhos no exemplo, são para outras pessoas, o que torna o “uso do mesmo shape” mais constrangedor!

  2. Olá!
    Em relação ao exemplo de “usar o mesmo shape” que você postou, logo no primeiro caso, o personagem resultante do amálgama, de gorro cinza e barba. Ele é usado em um canal no YouTube. Por acaso é autorizado por você?
    No mais, ótimo post.
    Um abraço!

  3. Muito massa seu post. Acredito que foi muito esclarecedor tudo isso. Principalmente para nós aprendizes que teem grandes ilustradores nacionais e internacionais como referência para nossas criações. Obrigado Hojo sensei.

Deixe um comentário

